Por Gustavo
Três décadas atrás, aproximadamente, ligar para Santos ou São Paulo era problemático.Nem todas as empresas tinham telefones próprios, mas, como a demanda era grande, havia todo um comércio em torno da linha: muitos alugavam linhas de telefone e cobravam valores muito próximos aos de aluguel imobiliário, por exemplo. Quando as empresas tinham à disposição a(s) linha(s) da Telesp, vinha o outro problema: conseguir realizar uma ligação interurbana. Muitas ligações ao mesmo tempo, um esperando que o outro terminasse a chamada para que ele próprio pudesse fazer uma ligação.. Telegramas, caros na época, ajudavam a comunicar com lugares mais distantes, mas não tinham a instantaneidade dos modernos meios de comunicação.
A modernização das comunicações (maior acesso aos fixos e invasão dos aparelhos móveis), o barateamento da informática (e, até certo ponto, as privatizações, no mundo em desenvolvimento) serviram para dar impulso a uma nova lógica, que muitos autores chamariam de sociedade da informação. Salas de bate-papo, ICQ, MSN, Orkut, etc., vieram depois, e a internet foi cada vez mais ganhando um sentido para a grande população. A conectividade era o grande chamariz.
Muita gente não vê utilidade no Twitter, e eu sou um deles. Essa lógica de escrever muita coisa com poucas palavras é para poucos, e esses poucos definitivamente não perdem seu tempo no Twitter. Àqueles muitos que não conseguem, resta colocar escrever mensagens incompletas (às vezes indecifráveis, dadas as abreviações constantes), links para seus blogs pessoais ou.. usar imagens.
Nada mais significativo do que um astronauta postar fotos da Terra, tiradas em órbita, em seu Twitpic.
Finalmente alguém q eu conheço q tb não vê utilidade no twitter.. heheheh podem me chamar de burra.. sei lá.. mas ainda não vi a lógica desse negócio.. e pelo jeito 30 milhões dos 170.. neh? sei lá.. quanto tem inscritos no Twitter.. mas o fato é q 30milhões se inscreveram e nunca usaram.. nunca escrevem 1 palavrinha sequer.. para mim é mais um "Modismo"
ResponderExcluir