domingo, 13 de fevereiro de 2022

Não faz sentido comparar nazismo com comunismo

Só pra deixar claro, a respeito da falsa ideia de que comunismo se equipararia ao nazismo.

- o comunismo é uma doutrina herdeira do iluminismo, sendo humanista em sua essência. 

- o nazismo é o oposto, sendo uma reação ao iluminismo, atacando seus ideais de universalismo, de conhecimento, de humanismo. 

- a polêmica entre eles não faz nenhum sentido. Não existem paralelos, não se pode equipará-los só porque existiram mortes em tais sistemas, afinal, quando há morte, autoritarismo e opressão no comunismo, algo deu errado. Quando há morte, autoritarismo e morte no nazismo, é sinal de que deu certo.

E, francamente, enquanto vocês debatem essas coisas, lembrem-se que há gente com fome. Vejam como suas posições ajudam a resolver o problema. 

Podemos supor que existam, ainda, dúvidas sobre a diferença entre um sistema e outro.

O capitalismo, pautado na percepção da propriedade privada, permite que o indivíduo direcione aquilo que é seu para que haja lucro para si.

No socialismo, contudo, a fábrica é do Estado e o lucro, não havendo propriedade privada, é socializado. 

Finalmente, no comunismo, a fábrica é dos operários e o lucro dividido entre todos.

Repare-se que, dentro dos conceitos acima, fica evidente como a luta de classe é a luta pelo controle da mais-valia, conceito bastante caro às correntes marxistas.

O nazismo, derivado do fascismo, não propõe uma organização da produção ou distribuição da renda, mas na superioridade de brancos (arianos) sobre os demais grupos étnicos, além de eventuais minorias (deficientes, doentes etc.). Acrescente-se, entretanto, que a produção nazista foi capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário