segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Sobre a crise da Venezuela

Há pouco mais de um ano sou moderador de um grupo de Professores de Geografia no Facebook. Normalmente, minha função é manter a comunidade limpa, excluindo autores de agressões ou daquilo que vá contra os direitos humanos. Faz parte das regras da comunidade, inclusive, a compreensão de que lá deve haver um ambiente de diálogo.
Alguns assuntos, entretanto, são acionadores de um comportamento bastante infantil no modo com que fazem suas próprias análises: veganismo, socialismo, Bolsonaro e Venezuela. Uma determinada postagem chamou a atenção.

Após aguentar todo tipo de postagem, que envolviam coisas tão complexas quanto emojis e respostas do tipo "vá pra Venezuela, resolvi comentar o texto abaixo.


Algumas considerações que passam em minha cabeça e que compartilho para que possamos promover uma reflexão coletiva:
- poderíamos tecer uma análise do presente mediante "distanciamento" para que, assim, possamos ver vários novos ângulos;
- em outras palavras, vejo muitos postando com emoção, não com sobriedade científica: acaso foge ao conhecimento dos colegas que países que dependem da exportação de petróleo têm encontrado problemas nos últimos anos?
- estudiosos de Geopolítica têm destacado Rogério Haesbart ("Blocos Internacionais de Poder"), ao passo que eu tenho buscado um aprofundamento em relação à fala e ao mapa de Thomas Barnett (geopolítico que atravessou o período democrata e continua influente com Trump). Barnett é sugestão de um grande ex-professor da faculdade (André Roberto Martin), que aponta para o fato do americano ter sugerido que a América não deve mais liderar o mundo, mas o mundo deveria tornar-se América;
- tem gente aqui que nunca leu Moniz Bandeira (recomendo "A formação do império americano"), de forma a conseguir enxergar que há interesses por todos os lados;
Dito isso, podemos conversar a debater a questão do petróleo.
- há de se entender o porquê do petróleo continuar baixo na Venezuela da mesma forma como devemos entender o porquê desse recurso ter encarecido tanto (sobretudo num momento em que o petróleo está desvalorizado);
- qual o uso político que Venezuela faz do petróleo? Alguém se arrisca a uma análise profunda sobre isso? Gostaria de citar o primeiro capítulo ("Tudo por causa do petróleo?") do livro de David Harvey chamado "O novo imperialismo", de forma que possamos entender a relação entre EUA e esse recurso de forma razoavelmente atualizada.
Com relação à Venezuela:
- argumentos contrários ao país por causa de memes deveriam envergonhar seus autores;
- o país vive uma crise institucional, pois desde a morte de Chávez não houve um sucessor capaz de (1) unificar a esquerda do país, que está dividida em chavistas e maduristas e (2) acabar com o locaute que existe no país graças à determinação do governo em controlar os preços das mercadorias, experiência que já foi feita no Brasil e que não agradou ao setor secundário.
Enfim, a gente pode fazer análises melhores. Vamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário