quarta-feira, 7 de abril de 2010

Enquanto isso, em 1859 e 1863..

Mas como encontrar essa dedicação e essas habilitações, que se requer nos professores, quando elles são tão mesquinhamente retribuídos?
Discurso com que o illustrissimo e excellentissimo senhor senador José Joaquim Fernandes Torres, presidente da provincia de S. Paulo, abrio a Assembléa Legislativa Provincial no anno de 1859. S. Paulo, Typ. Imparcial de Joaquim Roberto de Azevedo Marques, 1859. 
Achei aqui.


________________________________________
As nossas escholas publicas, regidas por homens que não aprenderam o officio de Mestres, que não se instruíram pela mór parte á fundo nas materias á ensinar, e que vivem descontentes de sua sóte por não terem sufficientes meios de subsistencia, por não contarem seguro o futuro de suas familias, e por não serem acoroçoados no trabalho pela estima geral da população., as nossas escholas publicas despojadas de casas, onde se alojem, dos utensis essenciaes ao seu exercicio, do regimen interno por onde se guiem, e de inspecção acurada que as active (..)
O mesmo mal estar das escholas públicas se observa nas privadas, e illude-se quem imputa a existencia d'estas aos defeitos d'aquellas. Pessoas ha que não admittem o contacto, que se dá nas instituições publicas, de seus filhos com os de todas as classes, e essa é a causa mais influente da manutenção do ensino particular em competencia com o da Provincia, aliás gratuito.

Vicente Pires da Motta. "Documentos que acompanham o relatorio que o ill.mo e ex.mo s.r conselheiro doutor Vicente Pires da Motta apresentou á Assembléa Legislativa Provincial no anno de 1863. S. Paulo, Typ. Imparcial de Joaquim Roberto de Azevedo Marques, 1863."

Achei aqui.

Parabéns, PSDB, pelos teus (praticamente) 150 anos consecutivos no governo do estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário